O projeto Escrita do Dias, em sua segunda edição, lança publicação que reúne textos de cinco mulheres e suas experiências com a maternidade
Acontece no dia 17 de agosto de 2024 às 10h, no Incc, o lançamento da publicação do projeto Escrita dos dias II – Práticas de escrita biográfica sobre maternidade, realizado com patrocínio do Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Os exemplares serão distribuídos gratuitamente a todo o público presente. A coordenação do projeto é feita por Cecília Rocha, Fernanda Regaldo e Maria Carolina Fenati. “Entendemos a maternidade como uma questão que passa por uma profunda reinvenção atualmente”, explica Maria Carolina Fenati, “e nossa proposta é pensar e compartilhar reescritas desse conceito, a partir de experiências concretas e singulares de mulheres, sejam elas mães ou não”.
O lançamento do livro encerra o processo iniciado em outubro de 2023, quando foram selecionadas cinco bolsistas para uma residência de escrita: Dolores Orange, Flávia Carvalho, Lorena Barbosa, Malu Grossi Maia e Marina Apolinário. Entre outubro de 2023 e maio de 2024, as cinco mulheres, sob orientação de Cecília Rocha e Fernanda Regaldo, assumiram a difícil tarefa de examinar suas diferentes histórias de maternidade, seja no papel de mães, filhas, netas ou, simplesmente, de leitoras e sobre elas escrever. “Durante o processo, nos encontramos regularmente para ler e conversar sobre o material à medida que ia sendo produzido, além de compartilharmos tanto referências bibliográficas e artísticas quanto acontecimentos cotidianos”, explica Regaldo. O resultado é uma publicação de pouco mais de duzentas páginas, diagramada por Luísa Rabello e organizada pelas coordenadoras do projeto.
No dia do lançamento, a equipe do projeto e as cinco autoras estarão presentes para sessão de autógrafos e uma conversa com o público. Com esta publicação, o projeto Escrita dos Dias cumpre o objetivo de estimular pessoas a refletir e se expressar sobre o tema, de modo a afirmar e tornar mais visíveis diferentes formas de maternagem.
Mais sobre o projeto
Além da residência, o projeto realizou três oficinas gratuitas, todas com objetivo de pensar as relações entre literatura, escrita e as experiências com a maternidade. Os textos reunidos na publicação a ser lançada no dia 17 de agosto receberam uma edição sonora, assinada por O Grivo, com fragmentos lidos pelas próprias autoras. Os áudios estão disponíveis no Spotify (https://open.spotify.com/show/41WuTpkRp6pxHVpNOqW41S). Esta é a segunda edição do Escrita dos Dias. Na primeira, cinco jovens mulheres, entre 18 e 15 anos, escreveram breves narrativas biográficas, durante seis meses de residência. Os livros foram publicados e seguem disponíveis para download no site do projeto: https://escritadosdias.org/.
Lançamento do livro
Data e horário: 17 de agosto de 2024 | 10h
Local: Incc | Avenida Brasil, 75 | Belo Horizonte | M