A vida e a obra de Marku Ribas (1947-2013) é celebrada no espetáculo “Marku Musical” no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – CCBB BH.
As filhas do grande artista mineiro, Lira Ribas e Júlia Ribas, assinam, respectivamente, a direção e a direção musical do espetáculo, com a parceria do diretor Ricardo Alves Jr. Elas também estarão no palco, ao lado da mãe e esposa de Marku, Fatão Ribas. O elenco tem, ainda, o músico e ator Alexandre Massau e o músico nigeriano Ìdòwú Akínrúli.
O texto do espetáculo parte de uma autobiografia inédita do artista e de memórias trazidas durante os ensaios pela família de Marku.
A peça apresenta lutas, graças, dilemas e sentidos políticos do artista Marku Ribas, um dos mais importantes e influentes músicos do Brasil e da diáspora de matriz africana das últimas décadas.
Com elementos ficcionais, documentais e linguagens que entrelaçam teatro, música e cinema, baseada em sua autobiografia, em memórias familiares e em apreciações estéticas de seu prolífero legado, a peça, através dos movimentos de Marku Ribas por diversas paisagens mundiais e especialmente o Caribe e o continente africano, oferece ao público reflexões sobre as culturas originárias e ribeirinhas dos interiores do Brasil; as trocas culturais de matriz africana que transcendem fronteiras nacionais e as concepções de tradição, autoria e criatividade negra diante dos estereótipos impostos pelas indústrias fonográficas e de entretenimento.
Destacam-se ainda os sonhos, vitórias, medos e contradições que o universo da personalidade de Marku Ribas nos orienta sobre enredos que envolvem, singularmente, homens negros no Brasil contemporâneo.
Data: 10/05 a 10/06/2024
Local: Centro Cultural Banco Do Brasil – CCBB Belo Horizonte – Teatro I.
Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG
Duração: 100 minutos.
Horário: Sexta a Segunda, as 20:30h.
Classificação: 12 anos